Mano a Mano (2016)

Mano a Mano é uma série fotográfica da vivência cotidiana no meu trabalho sazonal em equipes da na construção civil Estadunidense compostas exclusicamente de imigrantes brasileiros , inclusive na empresa onde trabalharam a maior parte dos homens da minha família. Em meio ao ritmo do trabalho manual, há um terreno fértil para a troca de experiências, histórias e conhecimentos, momentos de reflexão, compartilhados enquanto participamos da rápida transformação da paisagem ao nosso redor. A fotografia torna-se uma ferramenta tanto para distanciar quanto para reorganizar, explorando a interação entre luz, forma, esforço e afeição dentro de espaços e pessoas em transformação.

Uso o filme preto e branco e frestas de tempo na jornada de trabalho pra fotografar. Há muito a ser aprendido com a experiência compartilhada ao realizar aspectos aparentemente mundanos e fisicamente mântricos do trabalho, mas que no coletivo ressoam em enormes edificações.

Este projeto tem como objetivo testemunhar e compartilhar imagens do trabalho coletivo e do ato da construção como um processo artístico em si. O alinhamento nos gestos e no ritmo de uma equipe bem conectada, ou o senso de conexão ao compartilhar histórias, como a de como cada um de nós veio para os EUA, experiências que moldaram minha própria ética de trabalho e prática artística.